sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Comida Turca


Bom, eu queria ter uma boa memória pra lembrar de tudo, ou até mesmo pra lembrar de maiores detalhes e da ordem cronológica dos eventos, mas não foi assim que eu nasci, então vou ter que contar as coisas aqui aleatoriamente.
Começando pelo meu maior medo: a comida turca.

Meu primeiro contato com a Turquia já foi bem excêntrico, quando entrei no avião da Turkish Airlines de Frankfurt pra Istambul, e então de Istambul pra Antalya, logo percebi a diferença. Estavam falando Turco no avião (jura?). Daí logo no começo do vôo, as aeromoças vieram servir o lanche, eu simplesmente aceitei e pedi uma coca de bebida. De repente então, estava diante de mim: um pedaço de pão ( e agora eu percebo que tem pão em tudo), uma salada de vegetais estranhos, dois pedaços de sei-lá-o-quê ( um era bom e o outro não), e uma sobremesa doce, que sabe lá deus também do que era, mas era bom. E a coca, bom, coca é coca em qualquer lugar.
Após um tempinho de espera em Istambul, outro vôo pela Turkish Airlines, agora indo pro destino final: Antalya. O vôo durou menos que 1 hora, mas mesmo assim serviram lanche( dias depois eu entenderia o porquê, eles oferecem comida a todo instante). Dessa vez foi diferente, era algo mais leve, pois era pouco tempo de viagem. Apenas um sanduiche com pepino, tomate e algo parecido com frango, mas não era frango. O sabor era estranho, mas é como dizem ‘o melhor tempero é a fome’. Após comer isso tudo a primeira coisa que pensei foi: Não vou sobreviver com a comida desse país, e daí então surgiu um semi-desespero.
Mas acontece que a partir daí não foi de todo ruim, e afinal eu iria morar com um nigeriano e uma ucraniana, ou seja , eu não seria obrigado a comer comida turca o tempo todo. Mas não foi o que aconteceu, né. Óbvio. E é como dizem ‘ Quem tá na chuva é pra se molhar’, então passei a ir provando as comidas turcas aos poucos. Logo na quinta fomos almoçar num restaurante turco e, pela foto a comida parecia deliciosa.



Mas acontece que as aparências enganam, e muito. De repente a única coisa que me parecia familiar era a batata frita. O arroz era laranja ( e ruim), essas carnes aí até hoje eu não identifiquei o que era, e dava muito trabalho pra comer, os vegetais eu nem ousei tocar e essas outras coisas aí eu até que comi numa boa. Se a primeira experiência com a comida turca foi de dar ‘semi-desespero’, a segunda então veio só pra confirmar: eu nunca vou me acostumar com isso.
                Mas eu me enganei. Eis que fui na Akdeniz University e lá comi o tão famoso lahmacun ( aka pizza turca ). E de pizza não tem nada, é verdade. É um troço bem fino, bastante apimentado, mas gostoso.[Googlem aí a imagem]. E pra beber a tradicional bebida turca: Ayran (ou Ayram, não sei como escreve). É uma espécie de iogurte com manteiga, mas o pior é que é até bom, é gelado e alivia bastante o sabor forte do lahmacun. Porém não foi o suficiente pra aliviar, e tive que pedir uma garrada de Su (água) pra refrescar a boca. E quem disse que foi o suficiente? Sorte minha que logo depois eles serviram chá. Sim, chá, eu odeio chá, nunca bebo chá no Brasil, mas já me acostumei com o daqui sem reclamar, afinal eles bebem chá e comem pão em todas as refeições. E foi o bendito chá que fez passar a ardência na minha boca.
Um dia depois, a água da nossa casa foi cortada por atraso no pagamento hahaaha. Mas além de trágico o que isso tem a ver com a comida turca? Tudo. Eu e a Elena tivemos que ir almoçar fora (o Bigheami sabe lá deus onde andava). Fomos andando, andando, andando e acabamos chegando no TerraCity, um shopping aqui perto. E claro, comer fast-food turco. Era um prato com ‘frango’ (que tem gosto de peru), arroz (normal,igual o do brasil), tomate normal, pepino  batata frita. Era comida turca, de um fast-food turco e uma delícia.
Daí então eu percebi que o problema não era a comida turca, apenas alguns pratos que eu não gosto, assim como no Brasil tem coisas que não como, ou até mesmo a buchada e panelada típicas do Ceará.
E é isso, já me acostumei a tomar chá, o pior já passou, se bobear eu volto comendo pimenta como tira-gosto hahahaha.

Primeiro Obstáculo: Comida
(x) Vencido com sucesso
(  ) Fail

3 comentários:

Aline disse...

kd a carne de carneiro com creme de leite q te falei? devia ter idocomer isso, pq eh muitoooo bom!!!

Osvaldo Neto disse...

PUTS! Deu fome... Ainda bem q to indo ja no rodizio, amanha tem ceia de natal e domingo sushi. kkkkkkkkkkkkkkk

Suellen disse...

Bom, quando voltar vcvai dizer que a gente que é fresco pra comida....olha aí rapaz.... ;)