sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Where are you from?


É muito interessante ser brasileiro em outro país. Na verdade ser estrangeiro. E sendo um brasileiro aqui na Turquia me fizeram perceber como os turcos veem os brasileiros. E eu me surpreendi.

Primeiro que ninguém tem noção que se fala português no Brasil. Alguns ainda chutam que se fala espanhol, mas a maioria nem tem idéia de que idioma a gente fala. E quando eu digo que falo português, eles logo perguntam se é parecido com italiano. A capital então, pouquíssima gente sabe outra cidade no Brasil além do Rio (e logo ficam surpresos quando digo que o Rio além de não ser capital, não é a maior cidade). E todo mundo quer vir pro carnaval no Rio, vocês não tem noção. Perguntam como é, quando é, se é caro, se eu já fui etc etc etc. Eles até ameaçam dançar.

Segundo que muita gente me acha branco demais pra ser brasileiro. Juro. Um vendedor numa loja chegou até a mencionar que não acreditava que eu era brasileiro, porque, segundo ele, ‘brazil... you know, black people’. Um aluno lá da escola[adulto já] não acreditou por nada no mundo que eu era brasileiro, mesmo com um outro professor confirmando pra ele que eu era. Só acreditou mesmo quando eu mostrei meu documento legal aqui na Turquia. E mesmo que eu explique que no Brasil a gente não tem um padrão de raça, não adianta, eles sempre relacionam brasileiros a pessoas de cor escura, talvez pelos jogadores de futebol famoso.

E por falar em futebol, vocês não imaginam como eles são doentes por futebol. Alucinados. Apaixonados. Fanáticos. A ponto de dizerem que vão torcer pro meu time no Brasil, mas eu tenho que torcer pro time deles daqui. E me perguntam se eu jogo, quem é meu jogador favorito, qual meu time etc etc etc. Por sinal, já tá pra chegar minhas estréia nos gramados turcos, todos me escalam no time só porque sou brasileiro. Moral? Não. Responsabilidade. Vão achar que sou um Ronaldinho da vida. Torçam por mim!

Um comentário:

Aline disse...

sempre te disse q vc eh o Branco de Neve Brasileiro!! rsrsrsrsrs
e cuidado nesses jogos ae, pra nao se arrebentar!! lol...kidding !!!